Sensor Pluviométrico

Entrou em testes o primeiro pluviômetro (equipamento utilizado para medir a quantidade de chuva). O equipamento foi instalado e configurado na central hoje e ficará sob acompanhamento por pelo menos uns 15 dias, para verificação e calibração. A partir daí, poderá ser instalado junto com outras centrais, conforme a demanda.

Mais 3 estações

Alô pessoal de Timbó e de Indaial: Mais estações foram entregues para sua cidade!! Timbó recebeu mais duas estações e Indaial mais uma. Assim Timbó fica com 3 e Indaial com 2 estações monitorando o clima da cidade

Índice de calor x Sensação térmica

O Temperatura Aqui mostra o valor do “Índice de calor” (Heat Index, em inglês). Este valor visa determinar o efeito da umidade relativa sobre a temperatura aparente do ar. Em outras palavras, é uma medida para definir qual a intensidade do calor que uma pessoa sente, variando em função da temperatura e da umidade do ar.

O índice de calor, então, leva em conta apenas duas variáveis: Temperatura e umidade. E é calculado utilizando esta simples fórmula aqui: IC = – 42,379 + 2,04901523 * C + 10,14333127 * U – 0,22475541 * C * U – 6,83783 * 10 ^ -3 * C ^ 2-5,481717 * 10 ^ -2 * U ^ 2 1,22874 * 10 ^ -3 * C ^ 2 * U + 8,5282 * 10 ^ -4 * C * U ^ 2-1,99 * 10 ^ -6 * C ^ 2 * U ^ 2. Fácil, né?

Já a sensação térmica (Wind chill, em inglês), é a temperatura aparente sentida pela pele exposta, em virtude da combinação entre temperatura do ar e velocidade do vento. Ou seja: é calculada utilizando o vento e a temperatura.

Estação instalada na EBM Alberto Stein

Hoje foi instalada a central meteorológica na Escola Básica Municipal Alberto Stein, que foi a primeira escola a receber nossas aulas. Estação devidamente instalada e funcionando :-)

Manaus também entrou para o Temperatura Aqui!

No dia 24/11/18 aconteceu em Manaus o Jungle's DevFest, evento organizado pelo GDG Manaus (Google Developers Group). Um baita evento, com mais de 1.300 participantes, 14 horas de palestras, workshops, hackathon.

Tive a honra de ser convidado para palestrar lá, apresentando a história e a arquitetura utilizada pelo Temperatura Aqui.

Já aproveitamos a viagem para instalar uma estação meteorológica na casa do amigo Santhyago Gallão, cuja medição pode ser acessada aqui

Mais uma turma fazendo as aulas

Hoje foi dia do pessoal do Entra21 fazer as aulas do Temperatura Aqui. O pessoal pegou firme em pleno sábado de manhã, com muito interesse e curiosidade. E fizemos todos os exercícios com a turma toda.

O Entra21 é uma iniciativa do Blusoft, em parceira com a Prefeitura Municipal de Blumenau e empresas da região, para capacitar jovens de 16 a 28 anos na área de TI, ensinando programação, design, etc.. afim de capacitá-los para o mercado de trabalho. Tudo gratuito.

Uma excelente iniciativa e tem tudo a ver com nossos ideiais e trabalho. O Temperatura Aqui ensina noções de TI para jovens de 14 anos. Os que se interessarem pela área já podem fazer o Entra21 quando tiverem 16 anos.

Contato

Você pode entrar em contato conosco através da nossa página no Facebook ou através do email contato@temperaturaaqui.com.br
Teremos o maior prazer em trocar informações com você!